Expedição da Produtividade, da Sumitomo Chemical, auxilia no planejamento pecuário de 1,5 milhão de hectares
Mais de 2 mil pecuaristas em todas as regiões produtoras do Brasil serão visitados por 500 profissionais da empresa e de distribuidores exclusivos.
Criadores serão orientados na realização do planejamento da pastagem a fim de se prepararem para o segundo semestre de 2024, período que é esperada alta no ciclo pecuário.
O ano de 2023 está sendo extremamente desafiador para a pecuária brasileira. Os criadores adquiriram animais em um período de alta dos preços, no entanto, na venda, a queda no valor da arroba não permite que a conta feche. Ciente dessa realidade, a Sumitomo Chemical, parceira do pecuarista, faz uma das maiores ações em campo de uma empresa no País, a Expedição da Produtividade.
A ação visa, principalmente, auxiliar o produtor no planejamento da pastagem já pensando em 2024, ano que promete alta no preço da arroba. O setor de Pastagem da companhia somou forças com distribuidores exclusivos e reuniu 500 profissionais que visitarão em quatro semanas mais de dois mil criadores nas principais regiões produtoras do Brasil. Até o momento, em duas semanas de trabalho, mais de 1,5 milhão de hectares já foram planejados com o auxílio da Sumitomo Chemical.
“O momento da pecuária brasileira é muito delicado. A dinâmica de preço é definida pelo ciclo pecuário, que é a relação oferta e demanda. Atualmente, estamos no ciclo de baixa, entrando no ciclo de transição para a alta. O pecuarista sofreu muito neste ano de 2023 porque ele se abasteceu dos bezerros que vão produzir a carne em um custo muito alto, e vendeu o boi barato. Aliada a essa questão de precificação da arroba, que é a moeda do pecuarista, ainda tem a questão climática em que, devido ao ‘El Nino’, as chuvas estão abaixo da média nas maiores regiões produtoras de carne no Brasil”, afirma o diretor comercial de Pastagem da Sumitomo Chemical, Paulo Pimentel.
O grande diferencial da pecuária brasileira comparada a outras no mundo é a possibilidade da alimentação do gado por pasto. Nesse cenário, que está muito seco, o planejamento das pastagens no Brasil é um dos pontos mais importantes para o pecuarista. “O investimento no pasto trará mais competitividade, pois permitirá uma maior capacidade de suporte do rebanho na modalidade mais econômica em alimentar o gado, além de diminuir os riscos de descarte de animais por falta de alimento em períodos desfavoráveis de preço da arroba”, destaca Pimentel.
“Por conta de todo esse cenário, a Sumitomo Chemical tomou a decisão de disponibilizar a equipe para estar no campo. Ela foi abastecida com muita informação mercadológica, para que essa discussão aconteça de uma forma profissional, e que esse planejamento venha à tona para o pecuarista alcançar o sucesso. Consideramos esse tipo de investimento muito importante para assegurar o fortalecimento da pecuária brasileira, gerando renda no campo, desenvolvendo empregos e garantindo carne de qualidade no Brasil e no mundo”, destaca o diretor comercial.
Expedição da Produtividade
A Expedição da Produtividade começou no fim de novembro e tem como foco visitar in loco as propriedades criadoras brasileiras. A ação objetiva discutir tendências e índices mercadológicos, para analisar e criar um diagnóstico específico das pastagens de cada propriedade e auxiliar no planejamento para maximizar os resultados da safra 2023/2024.
O diagnóstico serve para entender qual o momento que a fazenda está e quais seriam os investimentos necessários para se obter o melhor resultado no suporte da pastagem para todos os animais. O trabalho começou no Centro-Oeste, para, na semana do dia 11 de dezembro, percorrer as regiões Norte e litorânea.
A equipe também é preparada para apresentar ao produtor o manejo da pastagem, que é um ponto fundamental na eficiência do pecuarista. Uma das estratégias é rotacionar e promover a divisão de área, para, assim, o boi “colher” o pasto de maneira mais eficiente. Com o trabalho da Sumitomo Chemical, é possível manter a mesma quantidade de boi em uma área de pastagem menor. Dessa forma, se disponibiliza área de pastagem para outras atividades, como a agrícola e a florestal.
“Essa combinação de tecnologia dos produtos que nós oferecemos somada a assistência técnica é o que a pecuária brasileira precisa para atender a nossa demanda. Por isso, é Expedição da Produtividade, pois tem o objetivo de otimizar a área para que não se necessite de todo aquele espaço para suportar os animais da fazenda. E o pecuarista está notando que o momento está mudando e que precisa se planejar, porque necessita da parte alimentar, do pasto, para ter sucesso”, conta Pimentel.
“A visita que recebemos da Expedição da Produtividade é uma ação de muito valor, pois o time da Sumitomo Chemical nos ajudou no planejamento do controle de plantas daninhas para desafogar nossas pastagens e termos uma maior produtividade. Além disso, a ajuda no levantamento e na aplicação dá segurança para termos sucesso no investimento, nos dando segurança operacional. É esse tipo de parceria que precisamos”, afirma Leo Batirolla Junior, gerente da Agropecuária Casari, localizada no município de Alta Floresta (MT).
Conceito E
Para proporcionar ao pecuarista brasileiro uma experiência positiva na excelência no uso do solo e gerar eficiência econômica e equilíbrio entre o meio ambiente e o sistema produtivo, a Sumitomo Chemical criou um propósito, o Conceito E. Assim, a companhia assumiu um compromisso com o mercado e a sociedade, desenvolvendo a Expedição da Produtividade devido a esse momento delicado da pecuária.
Nesse sentido, explica Paulo Pimentel, a companhia visou levar um conjunto de informações para o produtor ficar preparado para tomar a melhor decisão, produzindo mais e melhor para atender o mercado consumidor brasileiro e mundial. “O principal desafio da alimentação a pasto no Brasil é a degradação por pragas e plantas daninhas. Oferecemos uma assistência técnica para que isso seja identificado e os nossos produtos auxiliarem o pecuarista no controle desses desafios, para a pastagem se desenvolver sem nenhuma concorrência por alimento, luz ou nutrientes no solo”, reforça.
Além da tendência da recuperação das cotações da arroba do boi na virada no ciclo pecuário, a relação de troca na reposição dos animais foi muito positiva em 2023, gerando uma necessidade adicional de suporte alimentar nas propriedades.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sumitomo Chemical
Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:
Atenção
Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.
Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.